← voltar

Blog

06
JUN
2018
Dicas

Direitos e Impedimentos ao Reconhecimento da Cidadania Italiana

DIREITOS E IMPEDIMENTOS AO RECONHECIMENTO
DA CIDADANIA ITALIANA

A CNN – CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO:
Um passo muito importante do processo é, sem dúvida, verificar se seu antenato se naturalizou brasileiro ao chegar ao país. Através da certidão de nascimento ou dos dados (corretos) que você tenha obtido.
Esta etapa é importante, pois caso ele obteve a naturalização brasileira há a possibilidade da perda do direito ao reconhecimento.
Ou seja, caso seu antenato fez a escolha de se naturalizar brasileiro, automaticamente abriu mão da cidadania italiana. E isso aconteceu com muitos italianos que optaram pela nova nacionalidade.
Então, o italiano que optou pela naturalização brasileira deixava de ser italiano, e assim, os filhos que haviam nascido antes desta data nasceram de pai italiano recebendo a cidadania italiana como herança.
Já os filhos nascidos após a data da naturalização eram filhos de pai brasileiro.
Portanto, todos os filhos nascidos antes dessa naturalização receberam a cidadania italiana do pai e assim, também, a transmitirão aos seus descendentes. E os filhos nascidos depois da naturalização não receberam a cidadania italiana e, infelizmente, não poderão transmitir aos seus descendentes.

E COMO SABER A INFORMAÇÃO DE UMA POSSÍVEL NATURALIZAÇÃO?

Para sabermos se o nosso antenato se naturalizou ou não brasileiro, podemos consultar o cadastro do Departamento de Naturalização do Ministério da Justiça no Brasil através do site:
www.justica.gov.br/acesso-a-sistemas/e-certidao
Para isso basta inserir o nome do seu antenato, nome dos pais, data e local de nascimento e o próprio sistema já emitirá o que chamamos de CNN – Certidão Negativa de Naturalização ou a CPN – Certidão Positiva de Naturalização.
Esse documento importante no processo de reconhecimento da cidadania irá comprovar se o seu antenato naturalizou-se ou não brasileiro, mantendo ou não a transmissão da cidadania italiana aos seus descendentes.

Caso precise de alguma certidão italiana de batismo, nascimento ou casamento entre em contato para um orçamento: contato@sangueitaliano.com

Fonte: Sagabook 2017 – O guia definitivo sobre cidadania italiana
Compartilhe:
Realizar sonhos, transformar vidas! Isso é o Sangue Italiano!
© Copyright 2018 Sangue Italiano | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton