← voltar

Quem Somos

Meu nome é Cássio Ligabue, sou Franciscano Secular e mentor do blog Sangue Italiano. Cheguei à Itália em maio de 2010 e obtive meu reconhecimento da cidadania Italiana em 4 meses e 11 dias.

Nasci na capital do Rio Grande do Sul, mas ainda muito pequeno fui morar no interior do Estado na cidade de Casca onde meus pais, por causa de uma sociedade que constituíram, resolveram viver ali mergulhados na serra gaúcha. Foi então que fui contagiado pelo mundo italiano.

Casca é uma cidade com origem de famílias com predominância da região do Vêneto, nordeste italiano, principalmente das províncias de Vicenza, Padova, Verona, Treviso e Belluno. Ainda hoje há forte influência na alimentação destes povos que ali se fixaram e em algumas comunidades do interior do município ainda fala-se o dialeto italiano (na verdade, a língua vêneta).

Sempre soube da descendência italiana por conta daquilo que falavam meus pais e avós, mas enquanto vivia nesta cidade nunca passou pela cabeça que viver na Itália era algo possível.

Voltei a morar na capital por causa da universidade e trabalho. Fui estudante de Física e Matemática na UFRGS, trabalhei como gerente de uma grande empresa na área de energia elétrica - fui comerciante - funcionário público estadual e municipal.

Um dia resolvi largar tudo e ir conhecer a bota. Falei com pais, avós, tios, parentes de muito longe aos quais nem conhecia e juntei a documentação necessária. Fui em busca de um sonho, o reconhecimento da cidadania italiana.

Voltei a morar alguns anos no Brasil por questões familiares, mas hoje vivo aqui na Itália com minha esposa.

Por causa desse espírito franciscano de fazer o bem e da vontade de realizar sonhos ajudando as pessoas a concluírem seu processo de reconhecimento da cidadania italiana foi que concluí o curso de buscador de documentos ministrado pelo professor e especialista em cidadania Italiana Fábio Barbiero.

E assim, nasce o Sangue Italiano, onde me coloco a disposição para ajudar-te a realizar esse sonho: reconhecer a sua cidadania italiana.
Realizar sonhos, transformar vidas! Isso é o Sangue Italiano!
© Copyright 2018 Sangue Italiano | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton